AUTOCOACHING FUNCIONA?
Muitas dúvidas são levantadas quando se fala em utilizar a metodologia Coaching com você mesmo, as duas principais perguntas são:
Funciona?
E melhor que quando aplicada por outra pessoa?
Este artigo foi escrito para sanar essas questões e vamos explicar de uma vez por todas o que você precisa saber sem blá-blá-blá.
Primeiro, a metodologia Coaching pode ser auto utilizada, pois uma pessoa que foi capacitada para aplicar a metodologia nos outros também consegue realizar o processo em si mesma. Porém ela perde a profundida em relação as provocações e resultados.
Nós temos enraizado em nosso cérebro o sistema de autodefesa, e esse sistema tende a bloquear certos questionamentos que você poderia fazer a si mesmo, além que se proteger nós acabamos lidando com as provocações de maneira superficial, sem entrar afundo nas ideias e pensamentos. Desta forma existe uma probabilidade enorme de simplificarmos os próprios planos de ações.
*Quando você ler “provocações” entenda que são os questionamentos que o Coach faz para o Coachee para gerar insights poderosos para que o mesmo melhore a estratégia e alcance a alta performance.
Respondendo a segunda pergunta, sim, os resultados são melhores quando você faz parte de um processo de Coaching e o processo é conduzido por outra pessoa, que de preferência seja alguém que você não tem um contato muito próximo (evite familiares e amigos muito próximos).
Pois quando você é o Coach tem um relacionamento amistoso além do relacionamento profissional inconscientemente há uma interferência tanto nas provocações por parte do Coach, quanto nas respostas por parte do Coachee.
Um exemplo clássico é a falta de detalhes e informações omitidas quando existe esse tipo de relacionamento, o Coachee muitas vezes dirá “Você sabe…” ou “Você conhece essa história”… e infelizmente quando este tipo de resposta é aceita pelo Coach o processo tente a não ser provocativo o bastante.
Finalizando, se por acaso você já fez uma formação em Coaching utilize as técnicas e ferramentas com você mesmo. Caso deseje ser mais assertivo, aprofundar nas reflexões e insights procure um Coach para lhe apoiar, e lembre-se fuja dos Coachs que são seus amigos e familiares.
Tenho outro ponto para você que está em dúvida em contratar um Coach ou fazer uma formação, e a sugestão é a seguinte, se você quer atuar como Coach e/ou conhecer a metodologia é melhor investir em uma formação, porém, se você quer obter melhores resultados na sua vida pessoal ou profissional otimizando o seu tempo e dinheiro, então, procure um Coach, que essa pessoas saberá conduzir o processo ao encontro dos seus desejos.
Dê o próximo passo através da Inteligência Emocional – Clique aqui
Avance no Autoconhecimento com a melhor avaliação comportamental – Clique aqui
Se você prefere uma boa leitura, dê uma olhada nos meus livros:
Volume I – Clique aqui
Volume II – Clique aqui