top of page

COMUNICAÇÃO PELOS SENTIDOS – PARTE II



Como identificar a preferência do seu cliente ou interlocutor?


O que você precisa para identificar o canal sensorial predominante?


Você precisa exercitar a sua observação para identificar gestos durante a conversa e escutar com atenção os detalhes da comunicação. Além disso existem algumas ferramentas que podem ser aplicadas para identificar a predominância sensorial. Mas aqui vamos dar exemplos de como identificar essa predominância durante a conversa em tempo real.


Vamos começar com o Visual: O Visual é aquela pessoa que fala com você olhando nos olhos, geralmente quando não está sendo correspondido, ou ele quer que você preste atenção nele, o mesmo dirá: “Olhe pra mim que estou falando com você”. Ele precisa do contato visual do interlocutor para se sentir confortável e acolhido.


Já o Auditivo não apresenta esse olho no olho, ele tende a virar o rosto pois ele se comunica através do som, assim ele direciona levemente o ouvido na direção do seu interlocutor. Quando uma pessoa com essa predominância quer que você preste a atenção nele, o mesmo se aproximará e falará próximo ao seu ouvido.


Finalizando, o Sinestésico deve ser um dos mais fáceis de identificar, as pessoas com essa predominância são aquelas que fala tocando em você, ele precisa do contato com o interlocutor. Outro ponto muito comum de uma pessoa com essa predominância é o olhar para baixo quando você perguntar algo que ele tenha acessar a sua memória.


Quando você consegue fazer essa leitura do seu interlocutor, assim identificar a preferência da pessoa que está em sua frente a comunicação fica mais direta, objetiva e assertiva. Com esse conhecimento o seu nível de convencimento aumenta muito, pois o indivíduo sentira uma empatia maior e o grau de confiança aumentará exponencialmente.


Desenvolva sua percepção e procure escutar as pessoas com mais atenção, exclua as distrações durante uma conversa com o seu cliente, procure ficar na conversa integralmente, isso fará com que você obtenha melhores resultados, evitando uma comunicação fragmentada onde as coisas não ficam claras, dando espaço para o achismos e interpretações equivocadas.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page