A SUA CARREIRA DEPENDE DE 5 ATITUDES

Em tempos de incertos as pessoas precisam focar em algo que faça sentido, nunca esqueça que suas atitudes de hoje devem estar alinhadas com quem você quer ser no futuro, ou o que deseja ter.


Você pode lançar a primeira pergunta agora – “Então quer disser que eu não posso mudar de opinião ou mudar o que desejo?” – E a resposta é simples, sim! Você pode mudar tudo que deseja, mas lembre-se que ter consistência é uma das chaves do sucesso.


Uma vez um professor me disse: “Fica muito mais difícil acertar o gol quando você fica mudando-o de posição”.


Ele quis dizer que quando ficamos mudando de direção a todo momento não criamos maturidade em algo, e muitas vezes não nos consolidamos na área de atuação.


Sendo assim vamos ao que interessa, essas 5 atitudes são:


1ª FAÇA AS PERGUNTAS CERTAS


Aprenda a perguntar para você mesmo o que você quer? Como você vai conseguir? Como está se sentindo? Quais opções você tem? E assim por diante.



Seja um questionador (a) profissional, pergunte aos outros como eles conseguiram chegar onde chegaram, quais são as habilidades fundamentais, lembre-se de ser curioso e ter fome para aprender.


Pessoas que questionam a situação atual com discernimento conseguem desafiar a si e ao sistema, elas são os motores das mudanças, da criatividade e da inovação, empurrando assim todos para fora da caixa.


Utilize as perguntas certas para si e para os outros.


2ª PEÇA FEEDBACK


O feedback é uma ferramenta sensacional que deve ser solicitada mesmo que de maneira informal, o feedback serve para nos retroalimentar sobre nossas atitudes, competências e comportamentos.


Ao receber feedback a sua primeira atitude deve ser aceitar como se fosse um presente, sem bate-boca, discussões e etc. Aceite, pegue o que faz sentido e implemente, o que não faz sentido ou não acrescenta a sua vida descarte sem titubear.


Você pode aprender muito com o feedback, imagine se as pessoas realmente falassem para nós o que devemos melhorar, o que devemos parar de fazer e assim por diante, que maravilha seria os nossos relacionamentos profissionais e pessoais.


Não tenha medo do feedback, peça-o!


*Lembre-se: faça uma analise do que foi dito pelo outro, e não absorva o que não faz sentido. Além disso peça feedback para as pessoas certas, não apenas para os amigos e amigas que falaram o que você quer ouvir.


3ª DEFINA O QUE MUDAR


Você já explorou o autoconhecimento através das perguntas certas para você mesmo, já levantou informações sobre o ambiente com as perguntas certas direcionadas para as pessoas certas, coletou feedbacks, chegou a hora de definir a rota.


Defina o que mudar e para onde seguir, nesse ponto é hora de elaborar as suas metas, de curto, médio e longo prazo.


Você precisa definir onde quer chegar, seja específico, elabore a meta com detalhes.


Após isso é hora de definir a estratégia para chegar à meta, é hora de explorar o como, como fazer para chegar onde se quer.


Vamos para o próximo passo, um pouco mais reflexivo, responda o por que você quer ou deve seguir por esse caminho. Nessa resposta você encontrará o motivo que te move, aquilo que te motivará quando necessário.


Agora é hora de colocar a mão na massa e agir. Definiu o que mudar? Agora faça acontecer!


4ª ESCOLHA OS RECURSOS


Quais são os recursos que você tem e os que precisa adquirir?


Quando eu falo sobre recursos estou me referindo aos recursos internos, aquele que você não precisa de dinheiro ou objetos/máquinas para expor.


Dentro desses recursos estão a dedicação, inteligência, comunicação, habilidade de negociar, a sua resiliência, todo o conhecimento acumulado, a sua inteligência emocional, a sua fé e assim por diante.


Explore o que está dentro de você e pince alguns desses recursos, lembre-se de como esses recursos foram importantes em algum momento e evoque-os para lhe ajudar hoje, nessa fase que está.


*Lembre-se que todo recurso que você vê nos outros podem ser aprendidos e utilizados.


5ª REPITA O CICLO


Tenha consistência, repita esse ciclo de acordo com a necessidade. Lembre-se que as quatro atitudes acima devem lhe dar o apoio suficiente para que você chegue onde deseja e desfrute da sua carreira.


Profissionais de sucesso sempre utilizam este ciclo que os retroalimentam e os preparam para a próxima fase.

Agora é com você, coloque a mão na massa pois não vale apenas ler esse artigo e não sair do lugar.




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square