INTELIGÊNCIA EMOCIONAL APLICADA AO TRABALHO

Você deve olhar para o seu trabalho com muita atenção quando o tema é inteligência emocional, pois o ambiente profissional impacta drasticamente a sua vida.


Nós passamos a maior parte do nosso dia, da nossa semana e ano no ambiente profissional. Sendo assim devemos aplicar técnicas para não sofrer as mazelas de uma vida estressante.


Comece com...


1º CONSTRUA ROTINAS SAUDÁVEIS


Incluir na sua rotina um momento para um alongamento / ginástica laboral, fazer pausas de 5 a 10 minutos a cada 2 horas ajuda na descompressão insalubre de alguns ambientes de trabalho.


Beber água é extremamente importante, e eu aposto que em algum momento você já passou o dia todo sem se quer lembrar que água existe. Respire quando a ansiedade aparecer, inclua técnicas de mindfulness, delegue tarefas quando puder.


Isso evita a sobrecarga, e lembre-se: “você não é uma máquina”.


2º FAÇA A DIGESTÃO DAS EMOÇÕES



Você não pode agir impulsivamente em todos os momentos, isso vai acarretar em mais conflitos e situações desagradáveis no seu dia a dia de trabalho. Sendo assim aprenda a utilizar o seu cérebro e faça a digestão das emoções para responder / reagir de uma maneira consciente e estratégica.


No livro “Por que as Zebras não têm úlceras” o autor explica o problema de “ruminar” as emoções negativas. Nós seres humanos temos a tendência de ficar revivendo momentos negativos que nos causaram estresse, frustração e raiva.


Quando isso acontece o nosso corpo libera a mesma chuva hormonal, nos colocando novamente na situação, e isso faz com que você caia em um ciclo vicioso de estresse e reclamação.


Então antes de responder / reagir sem pensar nas consequências, analise a situação, levante opções de respostas, pense nas consequências e aja com consciência.


3º FAÇA A LEITURA DOS OUTROS


Ter inteligência emocional não é apenas aprender lidar com o ambiente profissional e controlar seus comportamentos. Inteligência emocional é aprender ler as emoções das outras pessoas e conseguir agir da melhor maneira para o ambiente como um todo.


Então dentro do ambiente profissional você precisa identificar quando um colega está estressado, apoia-lo quando possível e não deixar com que o estresse alheio te impacte negativamente. Entender quando o seu líder está angustiado, e adaptar a conversa para que a situação não saia do controle.


Quando você aprende a reconhecer as emoções das outras pessoas, e começa a agir inteligentemente diante das situações, as suas relações se fortalecem.

Agora é hora de fazer acontecer:


Lembre-se dos três pontos, introduza na sua vida e eleve seus níveis de inteligência emocional.




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