O feedback de um Líder Coach

O tema feedback é um dos mais abordados quando o assunto é liderança e desenvolvimento profissional. O termo feedback é definido por muitos como retroalimentação, porém eu prefiro a definição como reorientação.




Historicamente o termo surgiu durante a corrida espacial, nessa época a NASA enviava ao espaço foguetes não tripulados. O foguete durante o seu percurso emitia um sinal de rádio para a base da NASA, na Terra, onde especialistas faziam as análises dos dados, como temperatura, velocidade e etc, na sequência o foguete recebia um novo comando da Terra para que o mesmo continuasse o percurso ou fizesse as adequações necessárias. Essa comunicação foi chamada de “feedback”, e com o tempo o termo foi incorporado ao meio corporativo chegando a todos nos dias atuais.


Através desse exemplo fica claro que o feedback é uma ação pontual, que deve ser feita para orientar e reorientar se necessário o (s) comportamento (s) durante um percurso. Seja ajustando o (s) comportamento (s) para obter a melhor performance ou confirmando que o (s) comportamento (s) é/são o (s) adequado (s) para atingir o objetivo planejado.


Nos dias de hoje podemos encontrar dispositivos de feedback em vários lugares, por exemplo no seu celular, ele pode ter um aplicativo que lhe oferece um feedback sobre os seus batimentos cardíacos, ou sobre a sua distância percorrida e velocidade obtida em uma corrida, nele também pode conter um dispositivo que forneça feedback sobre as suas finanças e investimentos.


Dessa mesma maneira o feedback deve ser utilizado na liderança, um líder deve fornecer feedback de forma constante para os seus liderados durante o percurso, assim ele fará a gestão de pessoas com a correção dos comportamentos inadequados ou ineficientes, desenvolvendo os comportamentos necessários e esperado pelo liderado, além de acompanhar e reconhecer os comportamentos adequados e eficazes.


Para isso é necessário preencher três tópicos durante o feedback:


Deixar claro qual é o objetivo e proposito da conversa;


Deixar claro o que aconteceu ou o que você espera do liderado (isso depende do tipo de feedback que o líder vai fornecer, se for um feedback de correção ele utilizará o “aconteceu” pois a referência é o passado, se o feedback for de desenvolvimento ele utilizará “o que eu espero de você é..” pois a intenção é desenvolver um comportamento, então a referência é o futuro. Leia – “Os 3 tipos de feedback de um Líder Coach”.


Deixar claro o impacto do ocorrido (no feedback de correção) ou o impacto das ações adotadas futuramente (no feedback de desenvolvimento).


O feedback é algo pontual e rápido, sem “mimimi”. Para fornecer um feedback adequado o líder necessita de apenas um minuto. E para que esse minuto seja bem utilizado o líder deve: Ser direto e eficiente (pois o líder não tem todo o tempo do mundo); Deve focar no comportamento do indivíduo e não na personalidade (esse é um dos maiores erros), vamos há um exemplo: o liderado não entregou os relatórios na data combinada. O líder ao fornecer um feedback deve deixar claro o comportamento do liderado – “João, você teve um comportamento irresponsável ao não cumprir com o combinado”, essa é a forma correta, focando sempre no comportamento.

Agora veja a forma errada – “João, você é irresponsável! Pois não cumpriu com o combinado”.


Nesse momento o líder agride a identidade do liderado, que não é irresponsável, porém teve um comportamento irresponsável, esse sutil detalhe faz toda a diferença quando falamos em gerar empatia e confiança com os liderados para extrair o máximo de cada um. O feedback quando bem utilizado facilita o amadurecimento das relações, otimizando o processo de mudanças comportamentais, seja de um indivíduo ou de um grupo, caminhando assim para o alcance de novos patamares de desempenho.


Essa foi uma pequena demonstração do que há de mais inovador em liderança, me acompanhe por aqui que logo volto com mais um artigo cheio de conhecimento e estratégias para você obter melhores resultados, na sequencia vou falar sobre como receber um feedback.


Se quiser saber mais sobre mim acesse o meu site: www.betellicoach.com.br ou me siga nas redes sociais – Betelli Coach.


Veja também a próxima data para o curso LEADERSHIP COACHING ACADEMY: www.betellicoach.com.br/lca-leadership-coaching-academy

#Liderança #Feedback #LíderCoach #LeaderCoach

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square