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O conceito CHA e a sua importância?


Esse conceito é muito falado nos dias atuais e vem ganhando espaço nas organizações. O CHA é um acrônimo que formado a partir de três critérios: Conhecimento, Habilidade e Atitude, o conceito é utilizado pela gestão de pessoas quando falamos em gestão por competência.


Antigamente um profissional era classificado como competente por ter vasto conhecimento teórico sobre a área que estava inserido, porém isso não funciona mais assim. Além de ter o Conhecimento (representa o saber) que é adquirido através de treinamentos, de livros, das universidades, nas escolas e na vida, apenas isso não faz a pessoa ser competente em algo. É necessário que os outros dois critérios estejam presentes para consolidar uma competência de acordo com o conceito CHA.


A Habilidade é o saber fazer, resumidamente é colocar em prática o que se aprende na teoria. Uma pessoa que preenche esse critério já errou, se reinventou e tentou várias vezes, assim ele se tornou hábil em realizar tal tarefa, processo ou procedimento.


Já a Atitude se refere a ação, o querer fazer. Muitos profissionais detêm o conhecimento adequado e a habilidade necessária, porém decidem não fazer o que deve ser feito. E todos sabemos que sem a ação não é possível que as coisas se concretizem.


Então, para que alguém valide uma competência é necessário que esses três critérios sejam preenchidos de acordo com o modelo da organização, instituição ou organização. Desses as empresas investem em treinamentos e educação continuada para que os colaboradores mantenham a alta performance no campo do Conhecimento, e elas disponibilizam o ambiente de trabalho para que os colaboradores façam o que aprenderam nos cursos e treinamentos, assim consolidam o critério da Habilidade.


Sobrou um critério que ao meu ver hoje é o fundamental para que qualquer pessoa se destaque na carreira, a Atitude, sem atitude, sem coragem, sem vontade, as coisas não andam. Esse critério é tão valorizado que quando as empresas encontram colaboradores que transbordam Atitude, fazem o necessário para mantê-lo na equipe, pois sabem que o diferencial ele tem, e que com o investimento correto em Conhecimento o mesmo será imbatível na sua área.


Algumas empresas pensam que com uma premiação adequada o colaborador se motivara e agirá com a Atitude que se espera, porém, premiação continua pode desencadear o efeito “10 reais”, esse efeito tem apenas uma característica – o colaborador só realiza algo que ganhar uma premiação. Se a empresa não fornecer a tal premiação o mesmo não realizará o que foi solicitado. Esse efeito ainda pode vir acompanhado de outro, chamado de “olho gordo”, isso acontece quando o colaborador quer/exige que dada premiação seja maior que a anterior, independentemente da situação financeira da empresa, ou do contexto político que o País vive.


Para que esses efeitos não se desenvolvam a empresa precisa ficar atenta com os investimentos feitos na gestão de pessoas, e necessário pensar sempre nesses três critérios para que o desenvolvimento seja pleno, conduzindo a equipe até a alta performance.


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