Como receber um feedback


O feedback é um presente!


A partir do momento que você encarar o feedback como um presente as coisas ficarão mais fáceis e com certeza você caminhará a passos largo no seu desenvolvimento pessoal e profissional.


O feedback pode e deve chegar a você de três maneiras, para te desenvolver, para te corrigir e para fazer um reconhecimento do seu comportamento. Leia mais em “Os 3 tipos de feedback de um Líder Coach”.


Ao receber um feedback, você deve ter a simples atitude de escutar atentamente, assim você conseguirá extrair o máximo da comunicação. Nesse momento você é o receptor na comunicação e como um bom receptor deve permanecer em silêncio para entender o que está chegando até você. E, quando eu falo em silêncio estou dizendo que você não deve conversar com você mesmo, sim, é isso mesmo, todos nós conversamos com nós mesmos. Essa voz que você está ouvindo dentro da sua cabeça, ela é chamada de comunicação intrapessoal, e muitas vezes dentro de um diálogo o outro está se comunicando com você, e você não está prestando a atenção devida, pois está elaborando uma resposta ou está julgando o que o mesmo está dizendo. Falarei sobre isso no próximo artigo.


Sendo assim se permita entrar em uma conversa sem barreiras, e livre dos julgamentos, dessa forma você entenderá o que o outro está dizendo perfeitamente. Independentemente do tipo de feedback fornecido você deve “digeri-lo” após o outro finalizar a comunicação, você deve agradecer e informar que vai refletir sobre o comportamento que foi citado, e tomará as devidas providencias e/ou fará as adequações sugeridas.


Após o feedback eu recomendo que você tire um tempo para fazer uma autoavaliação (leia mais em “Autoavaliação e o Coaching”) do que foi abordado, leve em consideração o que é aplicável para o seu desenvolvimento e consequentemente para a sua melhoria, e, descarte o que não faz sentido ou não tem a devida relevância. Durante essa reflexão você precisa ser sincero com você mesmo, pois só assim conseguirá se desenvolver ainda mais.


Agora vamos lá, em algum momento da sua vida você deve ter recebido um feedback que foi muito significante, lhe proporcionou uma melhora nos resultados pessoais ou profissionais.


Uma das grandes dificuldades do ser humano é conseguir ter uma noção clara da percepção dos outros sobre nós, assim fica difícil ajustar os comportamentos para obter os melhores resultados nos relacionamentos pessoais e profissionais, nesse momento um feedback é muito bem-vindo.


Imagine se você conseguisse entender perfeitamente o que o seu líder, seu cliente, seu parceiro de negócios, seu (s) filho (s), o seu cônjuge e/ou familiares esperam de você. Com certeza você seria mais assertivo, mais claro na comunicação e consequentemente alcançaria melhores resultados. E apostos que as mudanças não precisarão ser drásticas, apenas leves ajustes no seu comportamento e na sua comunicação.


Para isso, você pode fazer apenas duas perguntas e solicitar um exemplo pontual que você exibiu aquele comportamento.


Pergunta 1 – Quais são os meus pontos fracos ou fraquezas, que preciso melhorar?


Pergunta 2 – Quais são os meus pontos fortes (em que eu sou bom) e preciso continuar fazendo?


Você ficará surpreso com o que escutará das pessoas, e lembre-se: Escute atentamente, faça uma reflexão se o que foi dito é relevante ou não, e faça uma autoavaliação de acordo com o que ouviu e como se vê.


Essa foi uma pequena demonstração do que há de mais inovador em liderança,


me acompanhe por aqui que logo volto com mais um artigo cheio de conhecimento e estratégias para você obter melhores resultados, na sequencia vou falar sobre comunicação intrapessoal.


Se quiser saber mais sobre mim acesse o meu site: www.betellicoach.com.br ou me siga nas redes sociais – Betelli Coach.


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