top of page

INVESTIGAÇÃO APRECIATIVA: 5 PRINCÍPIOS


A investigação apreciativa é uma metodologia desenvolvida por David Cooperried em 1986, ela se propõe a apoiar as organizações no processo de mudança, de forma eficiente, positiva e sustentável.


Essa metodologia é utilizada em várias esferas, na elaboração de planejamento estratégico, em processos de mentoring, no desenvolvimento de liderança, desenvolvimento de metas, resolução de problemas relacionais pessoais e profissionais, e no processo de Coaching, onde leva o nome de “Coaching Apreciativo”.


Através da aplicação da investigação apreciativa os indivíduos adquirem uma visão de como a mudança positiva pode ser promovida e como ela acontece, seja no âmbito pessoal ou profissional. A metodologia vem para quebrar o paradigma que uma organização é um problema a ser resolvido, e para isso a investigação apreciativa é sustentada por cinco princípios fundamentais.


O princípio construticionista diz que, o ser humano está em pleno desenvolvimento em um processo permanente que nunca acaba. A nossa realidade é construída através das experiências passadas e interação no presente, dessa forma o nosso futuro é fruto das nossas ações que são baseadas nas vivencias e feitos passados que pode ser chamado de “conhecimento”, assim podemos afirmar que o nosso futuro desejado está interligado com o nosso conhecimento.


O princípio positivo é baseado na atitudes, ações e conexões positivas para promover mudança duradouras, um exemplo que assimila essa ideia é o “foco na solução”. Assim esse princípio propõe que vejamos a situação da forma mais positiva possível, que através de uma visão as pessoas possam mudar a perspectiva negativa e deslumbrar uma possibilidade diferente no futuro.


Princípio da simultaneidade, o processo de pergunta e respostas tem como resultado a mudança, esse preza que ao ser questionado o indivíduo inicia um processo de mudança, pois o questionamento faz com que o mesmo mude sua perspectiva do assunto quem questão. Nesse momento vale ressaltar que uma questão negativa ou com foco no problema faz com que o indivíduo se defenda evitando a mudança, já uma questão focada no positivo potencializa os resultados trazendo à tona diversas possibilidade para construção de um estado desejado mais atraente e melhor.


Já o princípio antecipatório diz respeito às imagens de futuro que o indivíduo cria através dos questionamentos feitos, por si ou pelos outros. Os seres humanos são guiados e motivados pelo seus sonhos e desejos, quanto mais ricas em detalhes são essas imagens de futuro melhor será o planejamento das ações necessárias no presente, que devem se relacionar com o estado desejado (futuro).


Por fim o princípio poético encontrado também como princípio da política, não menos importante e sim o que eu mais gosto. Esse princípio diz que a realidade e fruto de inúmeras interpretações diante do olhar de seus autores (os seres humanos) que essas interpretações são formadas pela história de vida que cada um carrega, sendo assim podemos compara a realidade a um poema que quando recitado é interpretado de várias formas por seus ouvintes. Nesse princípio o ser humano é visto como um livro aberto que ainda está sendo escrito, e conta com seus coautores representados pelas outras pessoas que passaram, estão passando e passarão pela sua vida.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page