top of page

COMO APLICAR A INVESTIGAÇÃO APRECIATIVA


A investigação apreciativa deve ser aplicada a um tópico (assunto a ser tratado e investigado) definido pelo cliente ou por uma equipe, esse tópico pode ser uma mudança, uma meta, valores do cliente ou da empresa, pontos fortes, problemas relacionais, e etc.


Independente do tópico a investigação apreciativa pode ser aplicada, após a definição do tópico e aplicado o ciclo dos 4 Ds, que quer dizer: Discovery (Descoberta), Dream (Sonho), Design (Desenho) e Destiny (Destino).


Na primeira fase deve ocorrer a descoberta dos pontos positivos da situação atual para o cliente, e para os demais que estão envolvidos na situação, em um exemplo de mudança nos procedimentos da empresa, deve-se investigar nesse contexto o que há de melhor para o funcionário, para a empresa e seu superior. Na fase de descoberta também deve aparecer o que dá vida a essa mudança, assim como a crise econômica, a melhora do sistema, são situações que comuns que podemos vivenciar.


É preciso muita atenção, pois essa fase deve investigar a situação atual, não deve se entrar no que ocorreu no passado, pois a investigação apreciativa explora o presente com o olhar para o futuro. Lembrando que essa fase representa o entendimento do estado atual da pessoa, cliente, grupo ou empresa.

Na segunda fase isso fica mais claro, pois ao investigar o sonho você precisa explorar o que deve ser ou como deve ser essa mudança, assim a perspectiva de um futuro melhor precisa vir à tona nessa fase. Explorando sempre todos os lados envolvidos, pois nesse momento podemos esbarrar em um inimigo chamado egocentrismo, onde a pessoa só consegue enxergar o que deve ser melhor para ela. Procure explorar as expectativas dos outros nesse quadrante, pois nem todos compartilham das mesmas expectativas. Lembrando que essa fase representa o estado desejado da pessoa, cliente, grupo ou empresa.


A terceira fase, o desenho é responsável pelo o que precisa ser feito para que o sonho aconteça. Nessa fase precisamos explorar quais são os caminhos que podem ser construídos para se alcançar o sonho, nessa fase surgirá os planos de ações que darão corpo para o processo, quanto mais detalhado for esse desenho maior será o comprometimento e motivação dos envolvidos.


A quarta e última fase representa a operacionalização do plano de ação, onde os envolvidos devem identificar o como fazer para alcançar o sonho. Os indivíduos devem responder perguntas como, o que preciso aprender? O que preciso abrir mão? Há que eu estou apegado que não me traz resultado nenhum?


Após o cumprimento do clico dos 4 Ds, o processo de investigação está encerrado, podem ter sanado por completo os problemas e/ou ajudado na elaboração estratégica. A investigação apreciativa pode ser feita outras vezes se por acaso ocorra a necessidade, independente se for para o mesmo tópico ou para um tópico novo.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page